
OS LIMITES DAS REDES NÃO SÃO LIMITES DE SEPARAÇÃO,
MAS LIMITES DE IDENTIDADE RENEGOCIADO PELA REDE DE COMUNICAÇÃO

REDES SOCIAIS INTEGRAÇÃO E CONHECIMENTO
O que é Rede Social
Rede Social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns. Uma das fundamentais características na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."
Muito embora um dos princípios da rede seja sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade.
Benefícios e Malefícios das Redes Sociais
Já se foi o tempo em que as Redes Sociais eram coisa de desocupado, de adolescente que não tá querendo estudar e fica matando tempo na internet. Hoje elas são utilizadas por pessoas de todas as idades, classes sociais, países, etc. Mas a questão é, até que ponto essas redes são uteis, e a partir da onde, elas se tornam um problema.
As redes sociais estão cada vez mais ganhando a atenção, seja de usuários comuns, até empresas interessadas em difundir sua marca, ou interessadas em uma maior aproximação de seus clientes.
Essas redes sociais são bastante uteis se levado em conta as infinitas possibilidades de crescimento social, profissional, oportunidade de propagação de marcas em escala mundial, a troca intensa de informações, entre outras fornecidas por esse universo de opções criado pelas redes.
Porem as Redes Sociais também tem seu lado negativo e, como seus benefícios atingem todos os tipos de usuários. Levando em conta o usuário comum, temos alguns males que são patrocinados pelas redes como, indiferença à vida cotidiana, amizades fictícias, alienação, depressão, isolamento, entre outras coisas. Já as empresas, estão vulneráveis a perigos como o de críticas agressivas, segurança, difamação da marca, uso inadequado da linguagem, radicalismo, etc.
Como as redes sociais podem interferir na vida das pessoas?
O surgimento das #RedesSociais é um fenômeno relativamente recente e que se expande muito rapidamente. Muitos profissionais, das mais diversas áreas, têm dedicado algum tempo para pensar o impacto das redes sociais nas vidas das pessoas. Tentando formar um olhar mais amplo recorri a algumas produções já divulgadas, onde pude colher interessantes pontos de vista.
A influência das redes sociais na vida das pessoas é um fato incontestável. Que, em quase todas as coisas, podemos observar o lado positivo e negativo também não é novidade. Antes o grande foco era o entretenimento, chats e bate papos, piadas, comédias, fotos, recados, encontros, jogos, essas características se mantêm, mas outros recursos estão sendo agregados. Poderíamos dizer que de alguma forma as redes sociais estão “amadurecendo”.
Como as redes sociais influenciam em nossas vidas? Podemos ver jovens se organizando politicamente em prol do bem comum, repassando informações úteis e aderindo a campanhas de solidariedade, como ocorreu no caso da tragédia da Região Serrana do Rio de Janeiro e mais recentemente nos acontecimentos políticos no Egito. Vem se evidenciando a quantidade crescente de pessoas que utilizam as redes sociais como fonte de network, resgatam contatos profissionais, atualizam e disponibilizam os currículos, recomendam e são recomendados, divulgam trabalhos e parcerias.
Quais são as vantagens e as desvantagens das redes sociais?
Vantagens:
Sem dúvida nenhuma, uma das maiores vantagens das redes sociais, como Facebook e principalmente o Twitter é a comunicação instantânea que elas oferecem. Por exemplo, com estes serviços é possível compartilhar conhecimentos, noticias e acontecimentos que ocorrem no outro lado do mundo, sem custo algum e com muito dinamismo.
Também é possível participar de grupos, onde as pessoas possuem o mesmo interesse, para discutir ideias ou até mesmo vender produtos usados.
Sem contar os outros inúmeros benefícios que elas fornecem, como a comunicação instantânea com qualquer pessoa, fazer novos amigos, entretenimento e até mesmo procurar emprego.
Desvantagens:
…
…
Uma das maiores desvantagens das redes sociais é a possibilidade de seus dados pessoais serem utilizados por criminosos para cometer algum delito, uma vez que nem mesmo a maior rede social do mundo garante total segurança de seus usuários. Não podemos nos esquecer de que às vezes somos nós mesmos que disponibilizamos nossas informações pessoais na rede para qualquer um visualizar.
Outro problema que cerca as redes sociais é o excesso de uso. Uma pesquisa revela que para algumas pessoas pode ser mais difícil resistir às tentações do Facebook e do Twitter, do que dizer não ao álcool e ao cigarro.
A sociedade não pode deixar estes meios de comunicação se tornar um vício, pois isto em longo prazo pode formar uma população com dificuldades de comunicação e pessoas incapazes de expressar seus sentimentos na vida real.